Na tarde de ontem foi realizada homenagem ao aposentado mais velho, recebedor do benefício da Previdência Social pela agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Dracena, Moyses Frederico que completou 102 anos, no dia 15 de janeiro. O evento aconteceu na Casa dos Velhos e faz parte da comemoração da Semana da Previdência Social. O INSS completou 87 anos no dia 24 de janeiro. Outras ações estão sendo promovidas na agência, como palestras e o acesso à primeira lei da Previdência – lei Eloy Chaves, que está disponível para a consulta da população.

As funcionárias da agência do INSS levaram bolo, salgadinhos e refrigerantes ao asilo. Internos, amigos, familiares e autoridades municipais participaram. Moyses Frederico recebeu certificado como ‘Amigo da Previdência’.

O centenário, que deixou Portugal ainda criança e não acreditava que fosse chegar aos 50 anos, ficou emocionado na hora de cantar o tradicional “parabéns”. Junto aos tataranetos de 5 anos, Ana Beatriz e Gabriel, agradeceu e disse que nunca havia recebido uma homenagem antes. “Fiquei muito contente e agradeço a todos aqui”, completa. Ele não pôde frequentar a escola, mas aprendeu a ler. Conhece o salmo 91 de cor e reza quase todas as noites. “Só não roubei e não matei, mas o serviço que pertencia a roça, fazia todo,” recorda.

Para o presidente do Conselho Central de Dracena da sociedade São Vicente de Paula, Jovino Martins, poucos têm o privilégio de chegar aos 90 e 100 anos. Domingos Sebrian, presidente do Conselho Municipal do Idoso, ressalta a importância de se cuidar mais dos velhos, possibilitando que eles vivam com dignidade e respeito. “O importante é que os idosos tenham o que mais necessitam amor, carinho e proteção”, diz.