O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads, anunciou ontem, em Vinhedo, dois projetos que beneficiarão idosos e adolescentes na região de Presidente Prudente. O Projeto Quero Vida proporcionará a implantação de centros-dia para pessoas com mais de 60 anos enquanto uma parceria entre o Programa Ação Jovem e Senac possibilitará que estudantes frequentem cursos de preparação para o mercado de trabalho.

O Quero Vida apoiará inicialmente 42 municípios paulistas na implantação de um espaço de acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover cuidados durante todo o dia ou parte dele. A Seads liberará R$ 12,1 milhões e os recursos permitirão que as cidades implantem centros para oferecer atenção integral aos idosos, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação.

Os convênios assinados entre os prefeitos e a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos, beneficiarão as seguintes cidades na região de Presidente Prudente, Dracena e Osvaldo Cruz.

FUTURIDADE – O Quero Vida é um projeto inserido no Futuridade, Plano Estadual para a Pessoa Idosa sob a coordenação da Seads, que promove ações voltadas à pessoa idosa e a sensibilização em relação ao processo de envelhecimento no Estado de São Paulo, de forma a cumprir o Estatuto do Idoso e o Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento.

Outra ação do plano, que está sendo lançada junto com o Quero Vida, é o Kit Futuridade. Trata-se de material produzido pela Seads em parceria com a Fundação Padre Anchieta abordando o tema envelhecimento para ser distribuído aos 645 municípios paulistas. Cada kit é composto por um vídeo e 10 livros.