O maior Estadual do Brasil, o Campeonato Paulista, terá início neste final de semana. Com os elencos mais fortes do certame, Corinthians e São Paulo vão deixar a competição para escanteio por conta da Libertadores, apesar do discurso contrário. Melhor para Palmeiras e Santos, que assumem a condição de favoritos ao título.

Apesar de sempre dificultarem a vida dos times grandes, os clubes do Interior não devem aprontar em 2010. Essa responsabilidade pode ficar a cargo da Portuguesa, que se reforçou bem e poderá pintar na semifinal.

O Paulistão de 2010 terá 20 clubes que vão jogar entre si em turno único na primeira fase. Ao fim das 19 rodadas, classificam-se os quatro melhores para as semifinais e os últimos quatro serão rebaixados para a Série A2. As quatro melhores equipes do Interior, que não estiverem na semi, disputarão o Título do Interior.

A força dos times do interior faz com que o Campeonato Paulista seja considerado o Estadual mais equilibrado do país. Nesta temporada, no entanto, novas equipes emergentes de fora da capital surgiram e, com isso, darão uma ‘nova cara’ ao torneio regional.

Depois de desavenças com a prefeitura de Barueri, o agora Grêmio Prudentino colocará a cidade de Presidente Prudente, a 580 quilômetros de São Paulo, na rota do ‘novo’ futebol do interior paulista.

“Não nos deram condições e por isso saímos”, disse o presidente do então Grêmio Barueri, Walter Sanchez.

Dentro de campo, o ex-time da Grande São Paulo passou por uma reformulação depois da boa campanha no último Brasileirão. Ao todo, 10 titulares do time do ano passado, como Fernandinho, hoje no São Paulo, e Val Baiano, que rescindiu contrato e deve atuar no exterior, foram embora.

Com isso, a equipe, agora comandada por Vinícius Eutrópio, apostou nas contratações do goleiro Giovanni (ex-Ponte Preta), do lateral-esquerdo Jefferson (ex-Palmeiras), do lateral-esquerdo e volante Marcelo Oliveira (ex-Corinthians), além do veterano Marcos Assunção, para atrapalhar o caminho dos grandes na competição.

Outra novidade na divisão de elite do Paulistão-2010 será o Monte Azul. Com sede em uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes, o caçula do interior do Estado disputa pela primeira vez em seus 90 anos de história a Série A-1. O time espera surpreender logo na sua estreia, contra o atual campeão Corinthians, amanhã.

Entre os reforços do Monte Azul, destaque para alguns jogadores experientes, como o lateral-direito André Cunha e o atacante Edmílson, ambos ex-Palmeiras, o zagueiro Ávalos, ex-Santos, e o volante Rafael Fefo, ex-Corinthians.

Além deles, outros novos times chegaram à elite de São Paulo nos últimos anos e prometem colocar novas cidades em evidência no torneio. Mantidos principalmente por empresários, clubes como Mirassol, Rio Claro, Sertãozinho e Oeste, de Itápolis, continuam na Série A-1 e se tornaram postulantes a, pelo menos, brigar pelo título do Interior do Paulistão.