A prática esportiva terá um novo incentivo em Dracena com o início das atividades do Programa Atleta do Futuro (PAF), lançado na quinta-feira à noite, no ginásio de esportes Dovilho Moura. O programa será desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e a empresa Hidromecânica Caçula, tendo como padrinho o jogador de futebol Edu Dracena.

Em cerimônia bastante festiva, foram apresentados os cerca de três mil alunos que serão atendidos pelo PAF das escolas municipais João Vendramini, Luiza Rossa Ribeiro, Waldomiro Machado, João Millan Barbosa, Guilherme Tammerik, Ottília Braz Noguerol, Moacir Simardi, Amador Franco da Silveira (distrito de Jamaica) e Sérgio Liberatti (distrito de Jaciporã).

Edu Dracena não pode estar presente, mas deixou uma mensagem para as crianças desejando força para lutar em busca de seus objetivos e, aproveitando a oportunidade dada pelo projeto, realizar os sonhos se tornando novos jogadores nas diferentes modalidades. Ele agradeceu ainda ao convite para ser o padrinho do programa e desejou sucesso nas atividades. O jogador foi representado pelo pai João Luiz de Souza, que entrou com o fogo simbólico marcando a abertura do PAF no município.

O diretor da Hidromecânica Caçula, Walter Domingos da Silva agradeceu a confiança na empresa e parabenizou a todos os parceiros do projeto. “É um grande projeto que se inicia, estamos investindo nas crianças que são o futuro da cidade e da nação. Desejo muito sucesso e empenho de cada um para que os objetivos sejam alcançados”, disse.

O gerente administrativo do Sesi, Carlos Roberto Vioto elogiou o comportamento dos alunos e em nome da Fiesp iniciou oficialmente as atividades do PAF no município. Ele considerou ainda que as 2.500 vagas do projeto deverão ser duplicadas durante a renovação do convênio, devido a quantidade de alunos a serem atendidos. Parabenizou ainda os pais pelo incentivo às crianças e também aos secretários Ricardo Camuci, de Esportes e Irmes Mattara, da Educação.

“Dracena dá um grande passo no incentivo à consciência esportiva e todos só tem a ganhar”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Juliano Bertolini. O deputado estadual Reinaldo Alguz enalteceu a ideia da Fiesp em incentivar as crianças no esporte e também o apoio de Edu Dracena, que além de levar o nome da cidade, torna-se um exemplo para as crianças. O prefeito Célio Rejani agradeceu às parcerias e destacou o papel dos monitores, que terão uma grande missão, incentivando as crianças e ajudando a construir um futuro melhor. Finalizando a cerimônia, apresentaram-se um grupo de capoeira e de dança.

ATLETA DO FUTURO – Inicialmente, o PAF funcionava apenas no Sesi e, a partir deste ano, começou a ser expandido para 14 municípios, um deles Dracena, conforme explicou o gerente administrativo do Sesi, Carlos Roberto Vioto. Ele disse que o programa utiliza os recursos humanos e estrutura física do município para as atividades, ficando por conta do Sesi os uniformes, material esportivo, transportes e alimentação (somente em eventos como competições).

Em Dracena, serão atendidos cerca de três mil alunos do ensino fundamental das escolas municipais que terão aulas duas vezes por semana. Vioto informou que a metologia das atividades é repassada pelo Sesi e o diferencial é que os alunos têm uma iniciação esportiva e aperfeiçoamento em diferentes modalidades individuais e coletivas como, por exemplo, futsal; futebol; vôlei; basquete; polo aquático; natação; handebol; judô; ginástica artística; capoeira; entre outros.

O PAF compreende uma sequência de ensino, considerando as múltiplas possibilidades do esporte, a participação como um princípio, a especialização em idade adequada e a diversificação de modalidades.

A secretária de Educação, Irmes Mattara, destacou além da otimização da prática esportiva nas escolas, a vantagem da educação continuada para os professores. Ela também ressaltou as atividades de interação com a comunidade, que ocorrerão todos os sábados, cada vez em uma escola, envolvendo ainda os alunos e pais.