Centenas de fiéis acompanharam a missa de Quarta-Feira de Cinzas, que marcou o início da Quaresma para os católicos. Como em todos os anos, também foi lançada a Campanha da Fraternidade que contou com apresentação de um grupo de jovens descerrando o painel com o lema de 2010, “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Na igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, frei Leandro Vaz da Costa explicou que o objetivo da campanha é levar a comunidade a refletir sobre a economia em favor do bem comum, colocando em destaque a pessoa humana. Ele ainda reforçou o período propício para uma mudança de atitudes, com a preparação para comemorar a Páscoa.

Ao final da missa, frei Leandro falou da distribuição dos envelopes para a Coleta da Solidariedade realizada com o término da Quaresma, no Domingo de Ramos. Ele disse que o valor arrecadado é repassado para projetos sociais da igreja e citou os trabalhos em desenvolvimento para a criação de uma nova paróquia na cidade, na comunidade São Francisco.

Outras igrejas da cidade também tiveram celebrações especiais.

ECUMÊNICA – A Campanha da Fraternidade deste ano será realizada de forma ecumênica pela terceira vez, com a participação das cinco igrejas cristãs integrantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic): a igreja Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Segundo o Conic, entre os objetivos específicos da campanha está denunciar a perversidade de um modelo econômico que visa em primeiro lugar o lucro, aumenta a desigualdade e gera miséria, fome e morte; educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e de valorização da vida e conclamar as igrejas, as religiões e toda a sociedade para a implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.