Com o avanço da dengue na região – 152 casos autóctones confirmados em 45 cidades -, o Comitê Regional de Combate à Dengue, liderado pelo Departamento Regional de Saúde (DRS XI) de Presidente Prudente e Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), prepara para a próxima semana, uma série de ações visando o combate do mosquito Aedes aegypti na região.

Estão previstos bloqueios e campanhas de orientação e educativos, arrastões, nebulizações, entre outras iniciativas. As atividades serão realizadas no período (de 22 a 26 deste mês), quando é lembrada a Semana Estadual de Combate a Dengue.

“Somente os empenhos das secretarias municipais e estaduais para combater a dengue não dão conta. Precisamos contar com nosso grande parceiro que é a própria população. Todos precisam se mobilizar para que possamos sanar o problema da doença”, apela a diretora regional da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Susi Mari Sampaio. Ao todo, o comitê compreende municípios que vão desde o Pontal do Paranapanema até a Nova Alta Paulista. Todas desenvolverão ações específicas visando o extermínio de possíveis focos do mosquito.

Em Presidente Prudente, segundo a educadora de Saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) Elaine Bertacco, a Secretaria Municipal de Saúde prepara para a semana que vem mobilização na Praça 9 de Julho, com a instalação do mosquitão inflável no local, pedágio educativo e distribuição de panfletos. Os dois mosquitinhos mascotes também deverão marcar presença. Será na sexta-feira (26), das 9h às 17h.