“Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre”. Este é o slogan da campanha de prevenção da aids no Carnaval 2010 lançada pelo Ministério da Saúde. A ideia é estimular o sexo seguro e diminuir as taxas de infecção, principalmente, entre as meninas e homens gays da faixa dos 16 aos 24 anos durante a folia que invade o país.

De acordo com dados mais recentes do Ministério sobre a aids no Brasil, na população geral, a maior parte dos casos está entre os homens e, entre eles, a principal forma de transmissão é a heterossexual. Considerando somente a faixa etária dos 13 aos 24 anos, a realidade é outra. Na faixa etária de 13 a 19 anos, a maior parte dos registros da doença está entre as mulheres. Entre os jovens de 20 a 24 anos, os casos se dividem de forma equilibrada entre os dois gêneros. Para os homens dos 13 aos 24 anos, a principal forma de transmissão é a homossexual.

Para incrementar as práticas de segurança e saúde entre os jovens, a ONG Sonho Nosso desenvolve ações de prevenção e orientação às DST/Aids na região da Nova Alta Paulista. Ontem, a equipe esteve em Tupi Paulista e hoje estará em Panorama, atuando em parceria com as secretarias de Saúde dos respectivos municípios. Deverão ser distribuídos cerca de 15 mil preservativos masculinos, 500 femininos e 500 géis lubrificantes.

AIDS – É a sigla em inglês da síndrome da imunodeficiência adquirida, causada pelo HIV, vírus que ataca as células de defesa do corpo. Com o sistema imunológico comprometido, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças, chamadas oportunistas, fica prejudicado. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitas pessoas soropositivas que vivem durante anos sem desenvolver a doença. No entanto, podem transmitir o HIV aos outros pelas relações sexuais desprotegidas, por compartilhar seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez, por isso a atenção deve ser dobrada.

PORQUE USAR CAMISINHA – A camisinha é o método mais eficaz para a prevenção da aids, da gravidez não planejada, das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Hepatites. A camisinha é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde. Outras informações no site www.usesempre.com.br