O médio Márcio Duarte Pereira abriu o fórum sobre gravidez na adolescência realizado na última semana no Auditório da Fundec, promovido pelo curso de Psicologia da Unifadra. Ele discorreu sobre métodos de prevenção contra a gravidez na adolescência e a importância da família neste processo de orientação e boa formação dos filhos.

A psicóloga Cláudia Parra apresentou dados recentes de uma pesquisa feita pelos acadêmicos do curso, que apontou um número elevado de adolescentes que tiveram filhos nos últimos cinco anos nas cidades de Dracena; Junqueirópolis; Ouro Verde; Tupi Paulista; Flora Rica e os distritos de Jaciporã e Jamaica.

As estatísticas demonstraram que 204 adolescentes entre 14 e 17 anos tiveram seus filhos registrados no Cartório de Registro Civil de Dracena. Dessas adolescentes, 70% não concluíram o ensino médio e 97% não firmaram um contrato matrimonial.

Segundo Parra, o número é alarmante em relação à diversidade de métodos anticoncepcionais disponíveis e a campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de minimizar o problema. Ela afirma que apesar de saber que os fatores são multicausais, a atual taxa de fecundidade entre as adolescentes deve ser compreendida como preocupante pela sociedade de modo geral, haja vista que ser gestante e adolescente ao mesmo tempo causa um abalo emocional e no desenvolvimento psicológico e humano da adolescente.

Durante os debates foram sugeridas as seguintes ações: educação sexual para alunos do ensino fundamental e palestras e projetos com os pais sobre como falar de sexualidade com seus filhos.

Prestigiaram o fórum o diretor executivo da Fundec Edson Kai, o secretário municipal de saúde César Muniz e Inês Tamerick, integrante do Conselho da Irmandade da Santa Casa de Dracena, além dos acadêmicos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Pedagogia da instituição.