A primeira etapa do Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou mais de 820 mil inscrições até ontem, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). De acordo com a pasta, foram inscritos 822.254 candidatos para as 165 mil bolsas do ProUni. O número supera o da mesma etapa do ano passado, quando foram registradas 600 mil inscrições.
Para este primeiro semestre de 2010 são oferecidas 165 mil bolsas a estudantes de baixa renda em instituições particulares de educação superior em todo o País. Do total de bolsas, 86 mil são integrais e 79 mil, parciais (50% da mensalidade).
Este ano o programa atende estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e obtiveram nota mínima de 400 pontos. Os selecionados devem agora comprovar renda familiar per capita máxima de três salários mínimos para bolsas parciais e de um salário mínimo e meio por pessoa da família para bolsas integrais.
O resultado da primeira etapa de inscrições será divulgado no sábado. O candidato deve conferir a aprovação na página eletrônica do ProUni (http://siteprouni.mec.gov.br/). Para isso, deve informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a inscrição no Enem.