Presidente Prudente deve inaugurar entre esta semana e a próxima um ecoponto para armazenar os pneus sem utilidade no município. Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Fernando Luizari Gomes, a reciclagem dos pneus deverá ser realizada pela Reciclanip, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus sem condições de circulação ou reforma. Entretanto, ele diz que o contrato para os serviços ainda não foi assinado. A mesma empresa de reciclagem atende 13 cidades da região.

O secretário informa que no ano passado a Prefeitura Municipal já trabalhava para a criação de um ponto de recolhimento e armazenamento dos pneus inservíveis na cidade. De acordo com ele, a responsabilidade de reciclar este tipo de material é do Estado, no entanto, foi solicitada a ajuda através do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, em visitada à cidade.

“Na época, pedimos uma pá-carregadeira e R$ 1 milhão ao secretário para a construção do barracão para armazenar os pneus. Até hoje não recebemos a verba e nem satisfação. Então o prefeito determinou fazer com recurso próprio, pois sabemos da superlotação das borracharias em Prudente”, afirma Luizari.

Conforme o prefeito municipal, Milton Carlos de Mello (Tupã), o depósito de pneus está localizado no distrito industrial. O secretário Luizari diz que o local foi cedido por terceiros à administração e mede aproximadamente 800 metros quadrados por 2,40 metros de altura.

Sobre as definições de como será o processo de recolhimento e reciclagem, tanto para contratação de funcionários ou logística, Luizari comenta que os detalhes do contrato ainda não foram discutidos e que para iniciar os trabalhos é necessário que a Câmara Municipal aprove o projeto já elaborado pelo Executivo. Entretanto, a expectativa, segundo ele, é que o processo para implantação do ecoponto seja resolvido ainda esta semana.

“Estamos trabalhando há quase dois meses para a adequação do local, que está em fase final. O próximo passo é discutir o contrato com a Reciclanip para recolher os pneus e a aprovação do Legislativo. Como a demanda na cidade está grande, pois não é mais permitido o depósito do material no lixão da cidade, temos que iniciar o quanto antes o armazenamento no depósito para desafogar as borracharias. Acredito que iniciaremos os trabalhos entre essa semana e a outra, pelo menos a coleta dos pneus”, comenta o secretário.

Boa notícia

A novidade agradou quem trabalha no ramo. O borracheiro Edson José dos Santos, de 47 anos, afirma que a coleta será bem-vinda. “Os pneus que não consigo reformar, geralmente peço para o proprietário levar embora, pois não tenho lugar para guardar. Com o barracão, vou poder atender até melhor o cliente, porque a maioria não gosta de levar os pneus velhos embora pelo mesmo motivo que o meu”, diz ele.

A entidade

A Reciclanip é uma entidade voltada para a coleta e destinação de pneus sem condições de circulação ou reforma. Sediada em São Paulo, tem 102 postos de coleta no Estado, sendo 13 em cidades da região de Prudente: Adamantina, Dracena, Junqueirópolis, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Panorama, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Monte Castelo, Teodoro Sampaio e Santa Mercedes.

A empresa foi criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli.

O programa é desenvolvido por meio de parcerias com prefeituras que, além de ceder um terreno dentro de normas específicas de segurança e higiene, recolhe e armazena o material vindo de origens diversas, como borracharias, revendedoras e dos próprios cidadãos.

O Portal noticiou os trabalhos que a empresa realiza na cidade de Adamantina, reciclando os pneus para virem combustíveis alternativo.