Entrou em funcionamento segunda-feira, a implantação das novas áreas de atendimento dos PSFs – Programa de Saúde da Família, que passarão a atender um número menor de pessoas, com objetivo de melhorar a qualidade no atendimento e flexibilizar o contato entre família, médicos e integrantes de cada unidade.

Desta forma, será iniciado também o atendimento do PSF 7 que ocupará a área de cobertura do PSF 2, sendo que, o PSF 2 será deslocado para o bairro Jardim dos Pássaros e passará atender ainda os bairros Jardim Alvorada e Jardim Junqueirópolis.

A setorização por localidade de atendimento dos PSFs está dentro dos investimentos que o município vem promovendo para melhoria na qualidade da saúde, a exemplo do investimento para criação da equipe específica do PSF 6, exclusivo para atender os moradores da zona rural.

A informação do início das novas áreas de atendimento foi apresentada nesta semana pelo diretor municipal Jorge Chihara, durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde, e respectivamente apresentada ao Executivo, além das famílias que foram avisadas previamente pelos agentes comunitários de saúde de cada setor.

Com a reestruturação que a saúde pública vem passando e com o cumprimento das metas implantadas dentro do PDM – Plano de Desenvolvimento Municipal, instituído pelo prefeito Osmar Pinatto, em médio prazo, Junqueirópolis se transformará em referência para a região da Nova Alta Paulista, sendo uma das poucas cidades com sete PSFs instalados nos diversos setores da cidade.

Jorge Chihara enfatizou que atualmente cada PSF atende em média 3.400 pacientes e com o novo sistema cada PSF atenderá cerca de 2.500 pacientes, o que trará mais agilidade nos serviços e maior interação entre população e equipe de atendimento, conforme determinação do Ministério da Saúde. Chihara anunciou também a contratação da médica Eloá Nogueirol, que fará parte do quadro de médicos dos PSFs e estará juntamente com os demais à disposição para atender a população.