O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) espera aumentar o fluxo de turistas em Presidente Prudente e cidades da região em até 50% até 2012, com conseqüente geração de emprego e renda.

Para isso, o primeiro passa é o lançamento na próxima sexta-feira (26), às 9h, no Centro Cultural Matarazzo, do catálogo “Circuito Turístico Oeste Rios”, que é organizado pelo Sebrae nas versões impressa e digital, trazendo informações detalhadas de pontos turísticos de 10 cidades da região, entre elas Presidente Prudente.

De acordo com o gerente regional do escritório do Sebrae em Prudente, José Carlos Cavalcante, o objetivo do catálogo é de desenvolver o turismo sustentável no oeste paulista. “Queremos trabalhar o potencial turístico da região”, reforça.

“Através de estudos e pesquisas, diagnosticamos que os visitantes dessas localidades são turistas de fim de semana. Nossa intenção é aumentar a permanência e freqüência desses turistas na região”, explica o gerente regional.

“Esperamos aumentar o fluxo de turistas nos municípios em até 50% e aumentar os postos de trabalho das empresas participantes, todos objetivos devem ser concretizados em até 2012”, ressalta Cavalcante.

As cidades participantes do catálogo são: Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Iepê, Martinopólis, Rosana, Panorama, Paulicéia, Rancharia, e Santo Expedito e Teodoro Sampaio.

Lançamento

Segundo Cavalcante, no lançamento do “Circuito Turístico Oeste Rios” serão distribuídos catálogos e disponibilizados 10 mil CDs nos escritórios regionais do Sebrae existentes. Em Prudente pode ser retirado na Rua Major Felício Tarabay, 408. “A partir de março, será disponibilizada a versão digital do catálogo no Portal do Sebrae e dos parceiros”, adianta ele.

“A expectativa é de reunir aproximadamente 500 participantes no evento. Escolhemos Presidente Prudente para realizar o primeiro lançamento por ser a sede da região. Em seguida o lançamento será feito em cada município participante”, destaca Cavalcante.

Participam do encontro prefeitos dos municípios envolvidos, vereadores e empreendimentos do setor de turismo, como restaurantes, hotéis, agências, entre outros.

O projeto, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) em parceria com os municípios envolvidos, tem apoio ainda da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal) e da entidade Convention & Visortors Bureau Oeste Paulista.