Durante toda a semana a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Santa Mercedes realizou atividades para conscientizar as pessoas sobre a Semana Estadual de Combate á Dengue.
A veterinária da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Renata Ramos desenhou o que seria a “roupa” do mosquito Aedes aegypti, que foi confeccionada por uma costureira do próprio município, dona Fátima e partiu com a equipe da VEM para as ruas da cidade.
Foram distribuídos folhetos explicativos, faixas foram fixadas, escolas foram visitadas, um filme sobre o desenvolvimento larvário foi exibido e uma dinâmica sobre o desenvolvimento da dengue foi realizada junto aos integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI). “O objetivo é chamar a atenção das pessoas para que se conscientizem, uma vez que já tivemos casos suspeitos de dengue na cidade este mês e no mês passado”, explica. Até agora, Santa Mercedes não tem nenhum caso confirmado.
Se o objetivo era chamar a atenção para possibilidade de ser infectado pelo mosquito da dengue, a veterinária teve êxito. Renata fez sucesso entre as crianças, que acompanhavam os pais na feira livre, realizada às quartas-feiras no município. Elas seguiam o “mosquito” por onde quer que ele fosse. “Uma doença como o câncer, na maioria das vezes, a gente não pode evitar, não há escolha. Já a dengue, a gente pode evitar”, afirma.