É grande o número de pessoas que aproveita o feriado de Carnaval para viajar e se divertir. Antes de sair de casa, também é preciso adotar alguns cuidados com a saúde para que a folia não acabe mais cedo que o planejado. Um dos itens a serem conferidos é a carteira de vacinação.

Nesta época, a Secretaria Estadual da Saúde recomenda que as pessoas estejam em dia com a vacina contra febre amarela, devido ao risco de contaminação maior em algumas regiões. A indicação é válida para quem viajará para as regiões de Presidente Prudente; Presidente Venceslau; Araçatuba; São José do Rio Preto; Barretos; Franca; Ribeirão Preto; Araraquara; Bauru; Marília; Assis; Botucatu; Itapeva e parte da região de Sorocaba.

A orientação é uma precaução pelo alto índice na região do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também vetor da febre amarela. Não só os turistas como também a população local devem manter a vacina em dia.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a dose da vacina deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência, indicada para qualquer pessoa a partir dos nove meses de idade. Quem se vacinou há menos de 10 anos não precisa repetir a dose.

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são – febre alta; calafrios; vômitos; dores no corpo; pele e olhos amarelados; sangramentos; fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.