Leisa Ibane Rojas e Olga Maria da Silva Barretos saíram de Santo Antônio de Leverger a 27 km de Cuiabá (MT) e desembarcaram no aeroporto de Presidente Prudente, ontem de madrugada, viajando mais de 1000 km até chegar a Dracena. Elas vieram preparar os pratos típicos da “1ª Noite Cuiabana”, que será realizada amanhã, às 21h, no Salão dos Vicentinos.

Leisa e Olga atuam em festas tradicionais daquela região, como a Festa de Santo Antonio promovida em junho e a Festa de São Benedito em julho. “Trabalhamos como colaboradoras. A renda é revertida à igreja”, explica Leisa, que colabora há 10 anos. Olga ajuda no preparo dos quitutes há 25 anos. “Fazemos sarapatel, farofa de banana e paçoca de pilão”, conta. Geralmente essas festas têm a duração de uma semana.

A “1ª Noite Cuiabana”, evento inédito promovido pelo Rotary Club Dracena, traz cardápio diferenciado com caldo de piranha e banana verde frita como entrada; as bebidas, licores de pequi, jenipabu, laranja e canela; no jantar, Maria Izabel (carne com arroz), paçoca de pilão com bananinha, farofa de banana, peixe frito (pacu e pintado), arroz branco, peixe ensopado (pintado), vinagrete, feijão e pirão. De sobremesa, doce de leite, doce de caju, furrundu (doce de mamão) e rapadura. Além disso, haverá show humorístico com a dupla matogrossense Nico e Lau.

Os convites da “1ª Noite Cuiabana” já estão à venda e podem ser adquiridos com os integrantes do Rotary Club de Dracena ou na própria sede do clube. O valor é de R$ 200 a mesa para quatro pessoas ou R$ 50, individual, com direito a concorrer ao sorteio de uma moto 0 km.