Professores da EE Isac Pereira Garcez retornaram às atividades ontem, após a decisão de parar de participar do movimento grevista encabeçado pela Apeoesp. O comparecimento de alunos ainda era pequeno, com algumas salas vazias, o que deve mudar aos poucos segundo a vice-diretora da escola, Kássia Regina Alves. Ela explicou que é preciso paciência, pois muitos alunos vêem as outras escolas em greve e ficam em dúvida se vão ou não para a escola, outros ainda não sabem que as aulas voltaram e alguns até chegam à unidade, mas vão embora. “A escola está se ajustando aos poucos”, destaca.
Kássia também deixou claro que a decisão de voltar ao trabalho foi do próprio grupo de professores em greve do Isac, depois que se reuniram na quarta-feira, e não da direção da escola. “Assim que os professores decidiram que voltariam às atividades, fizemos o chamado dos alunos pelos meios de comunicação”, afirma.
Na escola, a vice-diretora disse que as atividades estão normais, as aulas com a presença dos professores, a merenda para os alunos e o trabalho dos funcionários. Ao todo, a escola Isac possui em torno de 50 a 60 professores, contando aqueles de outras unidades que trabalham na unidade e 1.100 alunos, entre os ensinos fundamental e médio.
APEOESP – O diretor estadual Ronaldi Torelli informou que uma comissão esteve na escola Isac ontem de manhã, conversando com os professores, que segundo ele, reconheceram que agiram precipitadamente. Torelli destacou que os professores ficaram de rever o posicionamento e poderiam paralisar as atividades novamente a partir de hoje. Ele disse que o movimento envolve toda a região e que os professores deveriam conversar com o comando da greve antes de qualquer ação e participar das reuniões junto a Apeoesp.
Ontem à noite, estava prevista a saída dos professores para participar da assembleia que ocorre hoje em São Paulo. Amanhã, na sede de campo da Apeoesp em Dracena, haverá reunião para repassar todas as informações e decisões sobre o movimento grevista aos professores da região.
Por volta das 17h, de ontem, a reportagem entrou em contato com a vice-diretora da escola, Kássia Regina Alves, e segundo ela, hoje as atividades seguirão normalmente. Ela pediu ainda para que os alunos compareçam.