O secretário de Esportes e Cultura Ricardo Camuci e a diretora de Cultura Ana Lúcia Mioto estiverem na sede do Jornal Regional ontem no final da tarde, acompanhando a atriz Gabriela Rabelo, que apresentará o espetáculo gratuito Ana Paz, hoje às 20h, no Teatro Municipal. Amanhã, o espetáculo será apresentado às 14h. A entrada é franca. Os convites podem ser retirados hoje, no Municipal, das 13h às 17h e amanhã das 9h às 10h30. A realização é da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura com o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural – PROAC 2010.

Em 1996, o diretor Vladimir Capella e a atriz Gabriela Rabelo levaram para o palco Ana Paz, uma versão cênica de Fazendo Ana Paz, livro de Lygia Bojunga, que recebeu diversos prêmios, tais como: Jabuti, em 1993; White Ravens, Biblioteca Internacional da Juventude – Munique; FNLIJ – Altamente Recomendável para o Jovem, 1992.

Ana Paz é uma garotinha de oito anos que surge inesperadamente para uma escritora que faz a primeira cena do livro de uma vez só. Mas a garotinha desaparece. Um tempo depois a mesma coisa acontece com uma moça e uma velha, além de vários outros personagens ligados a elas. Eles entram e saem da vida da escritora que, na angústia da criação, procura entendê-los e encontrar sua lógica. A peça alterna a história de Ana Paz (que aparece em três fases diferentes de sua vida) com o processo da escrita do livro. É uma história que salienta a importância das memórias, tanto as pessoais quanto as coletivas, na vida e na criação artística. E a emoção é o principal canal por onde todas as histórias navegam.

Na quinta-feira, além do espetáculo, que já foi apresentado em Joanópolis, São José dos Campos, Marília e Bauru será realizada a Oficina sobre O Processo de Criação Literária: Realidade Memória e Imaginação. Veja mais detalhes sobre a Oficina na edição do Regional de amanhã.

SERVIÇO: Mais informações na Secretaria Municipal de Esportes e de Cultura, avenida José Bonifácio, 925 – Centro, próximo ao INSS ou pelos telefones 3821-4049/3821-4798.