Comerciantes, funcionários e consumidores se dividem quanto à mudança do horário no comércio de Dracena aos sábados, que neste sábado, dia 27, já começa a atender das 8 às 12h, ao invés das 9 às 13h. Na edição de ontem, foram entrevistados comerciantes, a Associação Comercial e Empresarial e o Sindicato dos Empregados do Comércio. Desta vez, a reportagem ouviu os funcionários do comércio e seus clientes e, para a maioria dos entrevistados, a preferência é pela abertura das lojas mais cedo.

Entre as justificativas está o maior aproveitamento do dia pelos funcionários que, saindo mais cedo, podem adiantar os afazeres domésticos, além de descansar. Outro ponto de vista é que, logo pela manhã, os consumidores já estão aguardando as lojas abrirem, e os que vão mais tarde, geralmente, estão a passeio.

Alguns dos comerciantes também mostraram-se favoráveis ao novo horário, enquanto outros apontam a preocupação com o comércio de Presidente Prudente, que acaba ganhando os consumidores da região. A mudança do horário trouxe questões importantes a serem discutidas pensando no melhor para a comunidade dracenense.

ENQUETE – No Portal Regional (www.portalregional.net.br), a pergunta da semana é sobre a mudança no horário do comércio aos sábados. Até o fechamento desta edição, as posições a favor e contra a medida estavam praticamente empatadas. Dos 81 votos recebidos, 50,62% não concordavam com o horário das 8 às 12h, os outros 49,38% eram favoráveis a mudança. Veja a seguir a opinião dos funcionários e consumidores entrevistados.