Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro somaram 220.951 unidades em fevereiro, uma alta de 10,83% ante igual período de 2009, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O volume é recorde para o mês. No confronto com janeiro passado, vê-se um avanço de 3,58%. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Levando-se em conta o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, que inclui motos e implementos rodoviários, o setor automotivo vendeu 349.433 unidades em fevereiro, alta de 11,96% sobre o mesmo intervalo de 2009 e de 1,94% ante janeiro.

O impulso nas vendas veio do fato de que fevereiro foi o penúltimo mês de vigência do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que vale para os veículos flex. Ao fim de março, o benefício fiscal, que no momento incide sobre carros bicombustível, acabará.

Considerando apenas automóveis e comerciais leves, as vendas em fevereiro subiram 10,45%, para 211.371 unidades, ante mês idêntico do ano passado. No confronto com janeiro, houve um acréscimo de 4,77% no número de emplacamentos.

Já a venda de caminhões e ônibus, com 9.580 unidades em fevereiro, avançou 19,93% frente a fevereiro de 2009. Porém, em relação a janeiro, houve queda de 17,19%.

Ainda de acordo com a Fenabrave, foram vendidas 120.832 motocicletas em fevereiro, expansão de 13,20% sobre o segundo mês de 2009. Contudo, em comparação a janeiro último houve redução 0,57%.
As vendas de implementos rodoviários somaram 3.301 unidades no mês passado, elevação de 45,68% sobre fevereiro de 2009. Relativamente a janeiro, foi registrada uma redução de 8,13%.

Fiat lidera vendas com 22,73% do mercado

A Fiat liderou com 22,73% as vendas de automóveis e comerciais leves no bimestre, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A General Motors vem na segunda posição, com 20,92%, seguida da Volkswagen, com 19,91%. A Ford, que apareceu com 11,11%, figura na quarta posição, seguida pela Renault (4,23%).

A Fiat também aparece na dianteira quando se considera somente a categoria automóveis, com 23,22%, enquanto a General Motors aparece com 21,75% desse mercado no acumulado do ano. A Volkswagen vem na terceira posição com 21,71% dos emplacamentos de automóveis de janeiro e fevereiro.

Quando o foco recai sobre a venda de comerciais leves, a liderança é da Fiat, com 20,83%, seguida por General Motors (17,68%), Volkswagen (12,84%) e Ford (11,49%).

Segundo a Fenabrave entre janeiro e fevereiro foram vendidos 434.271 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Trata-se de uma alta de 9,45% ante a 396.789 unidades emplacadas em igual período de 2009.