A posse dos membros do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) de Dracena foi realizada na tarde de sexta-feira, em solenidade na Câmara. Estiveram presentes o prefeito Célio Rejani, a primeira-dama Darcy Rejani e o vice-prefeito Enivaldo Sartori, além do presidente da Câmara Juliano Bertolini, vereadores, demais autoridades e a população.

A principal função do Comad será o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção do alcoolismo e das drogas na cidade, que junto ao trabalho da polícia terá grande importância para comunidade. O delegado titular da DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), Wagner Storti relatou que o consumo de drogas entre os jovens e as pessoas de mais idade vem aumentando, começando pelas bebidas e cigarro até chegar às drogas ilícitas.

“As baladas à noite estão cada vez mais longas e hoje não existe uma sem bebida. O aumento no consumo das bebidas destiladas com energéticos e outros compostos acabam levando ao uso das drogas ilícitas”, ressalta. O delegado ainda observa que tem percebido um distanciamento das famílias, que estão deixando os jovens muito ‘à vontade’ e não têm uma conversa franca com eles.

“É função básica dos pais estarem vigiando seus filhos, observando o comportamento, os locais que frequenta, os horários, os amigos, saber onde foi, como chegou… A droga é trazida dentro do círculo de amizades e o filho pode estar fazendo o papel de traficante, por isso, os pais sempre devem estar alertas”.

A droga mais encontrada é o crack, segundo informou Storti, que por ser barata é muito difundida em todas as camadas sociais. Também é um dos grandes motivos de furtos e agressões para conseguir dinheiro e comprar a droga. O efeito é devastador no corpo, o vício é rápido e a recuperação muito difícil.

Wagner Storti disse que o Comad será importante para ajudar a diminuir os usuários de drogas e consequentemente o tráfico no município. Ele reforça que é preciso oferecer recuperação aos usuários e promover sua reinserção social, apresentando uma nova perspectiva de vida. Além disso, fazer com que a família se conscientize de seu papel na formação dos filhos, educar as crianças e jovens para prevenção, e mobilizar a comunidade para que cada um, em seu setor, ajude no combate para vencer esta batalha contra as drogas.

CONHEÇA – Os titulares e suplentes do Conselho Municipal Antidrogas são: Cristina Buccironi e Luciana Troyano da Secretaria de Educação e Cultura; Maraísa Fernandes e Maria Ângela Linjardi da Secretaria de Saúde; Wagner Storti e Rogério Sacco indicados pela Delegacia de Polícia; Ivan de Oliveira e Pedro Camin da Polícia Militar; José Carão e Douglas dos Santos da Junta Militar e Tiro de Guerra; os líderes comunitários Francisca de Brito, Edna de Barros, Deucélia Tecca e Mauro Fagundes, Luiz Coelho, Érica Porto, Otília de Barros e Domingos do Nascimento.

Do Conselho Tutelar, Rogério Chiari e Elenirce Bratfich; Caio Ferreira e Maria Madalena Xavier representantes do desporto; de instituições religiosas Fabrício Silva, Gelto Nunes, Valmir Martins e Sidnei Gouveia; da área médica Alcides Bocca e Angélica Garcia; de ONGs José da Silva, Sidnei Belotto, Luzia Soares, Idinéia Labella, Harue Okamoto e Nereide Pimenta; Alex de Andrade e Syrlanie da Silva indicados pela Câmara e Arlete Bertolini e Zariffe Nunes da Pousada Bom Samaritano.