De acordo com as previsões da IHS Global Insight Inc. e a J.D. Power & Associates, maiores empresas de consultoria automobilística do mundo, o Brasil deve assumir em 2010 o quarto lugar no ranking mundial da indústria automobilística, assumindo a posição ocupada atualmente pela Alemanha.

As projeções das duas entidades apontam que o Brasil deve fechar o ano com 3,4 milhões de unidades comercializadas, montante que se confirmado, será recorde da indústria automobilística nacional, superando os quase 3.2 milhões de veículso emplacados em 2009.

A Alemanha, que registrou a venda de 4 milhões de unidades no ano passado, sofre com a crise que ainda prejudica as vendas de automóveis na Europa e, segundo estimativas , deve encerrar o ano com cerca de 3 milhões de veículos comercializados.

O mercado alemão perdeu ainda mais força após o término do incentivo de 2.500 euros concedido pelo governo local para a troca de um veículo velho por um carro novo. No Brasil, o setor registrou em março recorde histórico na produção e na venda de veículos e, mesmo com o fim da isenção do IPI, a indústria acredita em crescimento e confirma previsão de 3,4 milhões de unidades comercializadas até o final do ano.