A vacinação contra a gripe A para adultos com idade entre 20 e 29 anos começou ontem em Dracena. As pessoas deste grupo têm até o dia 23 de abril para tomar a vacina no Centro de Saúde. O atendimento é feito até as 14h. É preciso apresentar documento de identidade e carteira de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, essa faixa etária foi a que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave causada pelo novo vírus no ano passado: 24% do total de 44.544 casos, em todo o País. O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009 (ao todo, foram 2.051).

Por causa do feriado da Semana Santa, a vacinação de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de seis meses a menores de dois anos foi prorrogada até o dia 23 de abril. Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos.

Os idosos com doenças crônicas devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa específica de vacinação.

A Secretaria da Saúde de Dracena também realiza neste sábado (10), o Dia Nacional de Vacinação contra Gripe A. No Centro de Saúde (Postão) e no PAS Albert Sabin (São Manoel), das 7 às 17h, serão aplicadas vacinas para todos os grupos existentes: grávidas, crianças a partir de seis meses a menores de dois anos, portadores de doenças crônicas, adultos de 20 a 29 anos, idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, e adultos de 30 a 39 anos.