O início das atividades na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Oeste em Adamantina está previsto para julho deste ano, quando o esgoto recolhido de 60% da população será bombeado para tratamento na nova ETE. “A obra, que está orçada em 10 milhões de reais, representa o maior valor investido em um único empreedimento nos últimos anos em Adamantina”, explica o gerente Adalto Bueno Oliveira.

A ETE Oeste terá capacidade para tratar 56,1 litros de esgoto por segundo e, com o início de seu funcionamento, todo o esgoto de Adamantina será tratado, o que possibilita a universalização dos serviços: a cidade terá 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Com este resultado em Adamantina, os 16 municípios operados pela Sabesp na Nova Alta Paulista serão universalizados.

Funcionários da Gêva Construções – a empresa ganhadora da licitação para executar a obra – trabalham em ritmo acelerado nesta reta final da construção, já que o cronograma da obra foi atrasado devido às fortes chuvas do final do ano passado.

Atualmente, três das quatro lagoas estão cheias de água para testes de resistência do material. “Além das lagoas, também foram construídos dois emissários no Jardim Paulista, uma estação elevatória de esgoto e o interceptor do Córrego dos Ranchos”, explica Oliveira.

Entre as características da ETE estão: a impermeabilização das mantas que revestem o solo das lagoas; e a mecanização do pré-tratamento do esgoto, que retira areia e outros resíduos sólidos logo que o esgoto chega à Estação de Tratamento.