O Ministério das Comunicações informou hoje que o programa Banda Larga nas Escolas, feito em parceria com as concessionárias de telefonia fixa, já conectou com internet rápida 44 mil escolas públicas urbanas em todo o País. A meta é conectar, até o fim deste ano, todas as 64 mil escolas urbanas do Brasil, o que beneficiará 37 milhões de estudantes.
Até o momento, 67,91% das escolas já têm acesso gratuito aos serviços de banda larga. Segundo o Ministério das Comunicações, só no primeiro trimestre deste ano, 1.371 escolas foram conectadas. Citando dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o ministério mostra que em São Paulo, por exemplo, mais de 5 mil escolas já foram beneficiadas. O programa previa inicialmente 56 mil escolas, mas outras 8 mil instituições passaram a integrar a lista das escolas urbanas.
O projeto surgiu em 2008 com a troca de obrigações de universalização que teriam que ser cumpridas pelas concessionárias. Antes, elas tinham que instalar PSTs (Postos de Serviços de Telecomunicações), que seriam espaços públicos com orelhões e acesso à internet. Essa exigência contratual foi substituída pela construção de uma infraestrutura nacional de banda larga e pelo fornecimento gratuito dos serviços às escolas urbanas até 2025.