Brasil e Inglaterra assinaram hoje (6), no Rio de Janeiro, um convênio que vai permitir a troca de informações sobre a organização dos Jogos Olímpicos e como aproveitar o legado desses eventos em Londres e no Rio para aumentar o fluxo de turistas entre os dois países.

A Inglaterra, que vai sediar as Olimpíadas de 2012, apresentou as ações que já foram feitas, mostrou que os investimentos estão dentro dos prazos estabelecidos e que os valores das obras estão abaixo do previsto. A receita, segundo a representante da Agência Nacional de Turismo do Reino Unido, Sandie Dawie, é planejar, fazer orçamentos por estágios e ter uma equipe preparada e eficaz.

“Quando você é anfitriã de um evento dessa magnitude, geralmente essas histórias de atraso acontecem e acabam vazando para a imprensa. É importante ter um plano para que as pessoas saibam que você está seguindo um cronograma e para atender essas expectativas”, disse.

Na Inglaterra, o governo adotou um programa chamado por eles de “2-4-1”: 2 anos preparando, 4 anos construindo e 1 ano de ensaio final para os jogos. Sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil espera contar com a experiência dos ingleses.