A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) firmou um convênio com a Hemonúcleo da Santa Casa através do projeto Doador do Futuro, que contempla crianças de sete a 10 anos – 1ª a 5ª ano, das 52 escolas da Rede Municipal de Ensino, totalizando 14.353 alunos.
O projeto envolve palestras informativas e exibição de um vídeo educativo. A ação será inicialmente desenvolvida em quatro escolas, são elas: Giseli Dallefi, Odette Duarte da Costa e Rosana Negrão Freitas e na Escola Maria do Socorro Brito de Almeida, onde o projeto já começou a ser implantado no início deste ano.
Em seguida, a coordenadora do projeto Eliana Lunardoni irá promover uma formação continuada utilizando a metodologia do projeto Doador do Futuro, para os 48 orientadores pedagógicos das escolas municipais. Segundo a educadora de saúde pública da Seduc, Selma Freitas Martin, o convênio consiste na proposta de sensibilizar as crianças, para serem futuras doadoras de sangue, principalmente para que elas possam influenciar, como parentes e amigos na doação de sangue. O projeto Doador do Futuro será aplicado junto ao tema transversal Educação e Saúde Pública na Escola.
De acordo com a coordenadora do projeto a assistente social Eliana Lunardoni, o projeto faz parte do Planejamento Estratégico do Hemocentro de Ribeirão Preto, que é vinculado ao Hemonúcleo de Prudente. O projeto consiste na exibição do filme ‘A cidade de Sanguinópolis’, em seguida no esclarecimento de dúvidas sobre o tema.”A proposta do projeto é fazer com que a doação de sangue seja uma questão mais discutida. Queremos criar uma cultura voltada para a educação, onde os mitos são esclarecidos e uma nova cultura é estabelecida”, ressalta. A atividade é aplicada em conjunto com a agente em captação de doadores Maristela Dutra.