O Ministério do Esporte instalou hoje (11), em Brasília, a Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa de 2014, a primeira das nove câmaras temáticas da Copa do Mundo de 2014. Representantes de dez cidades-sede do evento, dos ministérios do Meio Ambiente e do Esporte e de órgãos públicos se reuniram para iniciar os trabalhos do grupo.

O objetivo é elaborar diretrizes sustentáveis para o evento e enviá-las aos comitês. O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, destacou a importância de o Brasil realizar uma Copa do Mundo focada na sustentabilidade. “A Copa talvez seja o maior evento mundial e, por isso, temos a oportunidade de mostrar ao mundo quem é o Brasil de verdade na área ambiental”, afirmou.

Segundo o coordenador da Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa de 2014, Cláudio Langone, o evento vai proporcionar ao Brasil a chance de divulgar a diversidade cultural e social do país. Na questão ambiental, o coordenador destacou a promoção de produtos como os biocombustíveis.

No próximo dia 28, a câmara temática pretende realizar sua primeira oficina de trabalho, na qual serão discutidas ideias para que o licenciamento das obras prioritárias saia dentro do prazo. Em agosto, haverá um seminário sobre a agenda de sustentabilidade, que reunirá especialistas ambientais brasileiros e estrangeiros.

A instalação das câmaras temáticas foi definida em reunião do Comitê de Responsabilidade da Copa, em março.