Na segunda-feira, dia 17, começa um novo folhetim na tela global; assinado por Sílvio de Abreu, o novo enredo tem a difícil missão de alavancar a audiência no horário já que uma das únicas coisas de “Viver a Vida” que deixaram saudade são a performance de Alinne Moraes e as cenas gravadas nos Jardins de Monet, que ficam em Giverny, na França, mostrando a lua de mel de Luciana (Alinne Moraes) e Miguel (Mateus Solano).

“Passione” também terá suas cenas internacionais, o cenário escolhido foi a região da Toscana, na Itália e com direito a uma passadinha em Roma.

O eixo principal é a família Gouveia. Elizabete (Fernanda Montenegro), quando conheceu Eugênio (Mauro Mendonça), estava envolvida com outro homem, de quem ficou grávida e por quem foi abandonada. Eugênio, porém, era louco por ela e aceitou se casar com Bete, mesmo sabendo que ela gerava o filho de outro. Casaram-se antes que a barriga denunciasse seu estado, contra a vontade de Brígida (Cleyde Yáconis) e Antero (Leonardo Villar), pais de Eugênio, que jamais suportaram a nora. Depois de casados, revelaram a gravidez e ele mentiu para todos sobre a paternidade da criança. Foi um gesto de extrema delicadeza e uma prova incontestável do amor que sentia por ela. Por isso, Bete, além da admiração, começou a ver o parceiro com mais carinho e acabou amando-o de verdade. Infelizmente, a criança, um menino, nasceu morto e foi enterrada no túmulo da família de Eugênio. Como tempo, o casal teve mais três filhos, Saulo (Werner Schunemann), Gerson (Marcello Antony) e Melina (Mayana Moura). Porém, por mais que amasse seus três filhos com Eugênio, nunca deixou de pensar naquele que nem chegou a conhecer e que, durante 55 anos, visitou no túmulo para depositar flores no dia de seu nascimento e morte.

A situação financeira da família Gouveia também melhorou, e muito. De uma fabriqueta de bicicletas, eles passaram a fabricar uma linha de bikes sofisticadas e uma linha de fitness. Líder no mercado, atualmente dominam um império financeiro.

Saulo sempre procurou ser o filho ideal fazendo tudo o que o pai e a mãe esperavam dele. Estudou Administração, trabalha na fábrica com afinco desde muito jovem e, hoje, é um dos diretores da Metalúrgica. Casou-se com Stela (Maitê Proença), teve três filhos – Danilo (Cauã Reymond), Sinval (Kayky Britto) e Lorena (Tammy Di Calafiori) – e deu aos pais os netos que eles esperavam.

Sempre apaixonado por esportes, Gerson largou os estudos para se dedicar a sua maior paixão: as corridas de Stock Car. E propôs ao pai que se criasse um time de corredores de bike patrocinado pela marca deles, do qual ele cuida. Melina nasceu para concretizar o sonho de Eugênio de ter uma menina na família e foi criada como uma boneca de estimação. Apesar de ter abandonado duas faculdades, quando se decidiu pela moda, se formou e assumiu o departamento mais fashion da fábrica. Melina faz de tudo para chamar a atenção de Mauro
(Rodrigo Lombardi), o filho do chofer da casa dos Gouveia, mas para ele a caçula da família é como se fosse sua irmã mais nova.

No entanto, nem tudo é tão bonito quanto parece. Como toda família, os Gouveia também têm os seus segredos e a revelação de um deles vai mudar para sempre a vida da família e também mexer com pessoas que moram bem longe, na Itália.

Repentinamente, Eugênio tem um enfarte e ao perceber que vai morrer, revela a Bete que não suportou a ideia de ter um filho que não fosse seu e que aquele bebê não morreu e que foi mandado para Itália juntamente com um antigo casal de empregados e que, durante estes 55 anos, assegurou que nada faltasse a eles.

O ódio pelo marido foi imediato. Investigando, chegou à conclusão que seu filho fora levado pelo casal Mattoli, antigos empregados que tinham uma filha, Gema, de 13 anos e que, inexplicavelmente e repentinamente, decidiram voltar para a Itália. E mais, no cofre do marido, encontrou um testamento pelo qual Antonio Mattoli (Tony Ramos) seu filho desaparecido, tinha direito a 50% do império dos Gouveia. Tudo legalmente registrado em cartório.

No entanto, Bete nem imaginava, mas tinha um grande problema nisso tudo: além dela, a enfermeira Clara (Mariana Ximenes) ouvira a confissão de Eugênio e era preciso que a moça fosse discreta e não revelasse nada à família. É aí que começa outro enredo na história de Sílvio de Abreu pois a vilã via unir-se a Fred (Reynaldo Gianecchini) e juntos tentarão roubar Antonio Mattoli.

Enquanto isso, na Itália, na cidade de Laurenza-in-Chianti, Totó Mattoli leva sua vida sem sequer imaginar sua origem. A única que sabe de tudo é sua irmã Gemma (Aracy Balabanian). Viúvo, Totó cuida de suas terras ajudado pelos filhos Adamo (Germano Pereira), Agnello (Daniel de Oliveira), Alfredo (Miguel Roncato) e Agostina (Leandra Leal). Gemma é a grande mamma de todos.

Clara e Fred decidem ir para a Itália e conhecer de perto Totó e o italiano acaba se encantando por ela. Os dois golpistas percebem que talvez sejam bem mais fácil do que imaginaram aplicar o golpe nele.

A novela “Passione” será essencialmente um romance, mas recheado de muito humor e também de personagens solidários e cheios de amor e amizade, como é o caso de Candê (Vera Holtz) e Valentina (Daysi Lucidi). A novela também marca a estreia de Larissa Maciel nos folhetins globais depois que fez a cantora Maysa, na minissérie homônima.

A trama tem tudo para fazer sucesso, o argumento é interessante, o elenco talentoso e o cenário belíssimo. Resta saber se isto será mantido ou que logo nos primeiros capítulos a história não comece a ser alterada tendo em vista a audiência. Muda-se tanto a história que a novela acaba perdendo o seu eixo original e aí fica difícil de assistir. É esperar para ver.