Começa hoje (12) em Brasília o seminário Segurança Pública e Promoção da Igualdade Racial, que vai discutir a relação dos órgãos de segurança com negros, povos indígenas e ciganos. Os trabalhos serão abertos pelo ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Elói Ferreira de Araújo, às 9h no Hotel Lake Side.

Participam cerca de 150 especialistas, técnicos, professores, gestores de políticas públicas da área de direitos humanos, além de policiais militares, civis, bombeiros e representantes de movimentos sociais que trabalham com questões ligadas à juventude.

Promovido pela Seppir, pelo Ministério da Justiça e o Itamaraty, o seminário termina sexta-feira (14). Essa é a primeira iniciativa decorrente do Plano de Ação Conjunto Brasil-Estados Unidos para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade, assinado em 2008. Nos três dias de encontro, pesquisadores brasileiros e norte-americanos vão compartilhar estudos que poderão subsidiar cursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.