Imagine você hospedado numa quinta centenária, a mesma que já abrigou reis e imperadores da Europa, tudo com infra estrutura moderna e que não fica devendo nada aos mais renomados SPA’s.

Assim é na Ilha da Madeira, um dos maiores pontos turísticos de Portugal. A economia da ilha gira em torno do turismo, artesanato, flores, frutos tropicais e, claro, o seu renomado vinho. No quesito artesanato, o bordado é famosíssimo e tido como item de luxo e requinte.

Vale a pena debruçar-se um pouco sobre a origem do lugar. Dentre as várias versões, a mais aceita é que o Arquipélago da Ilha da Madeira foi descoberto por volta de 1418 quando navegadores portugueses dirigiam-se para a Guiné e foram arrastados por um violento temporal até a praia da Ilha do Porto Santo.

Voltando um pouco aos hotéis, o atendimento é sempre personalizado e o requinte faz parte do jeito de ser madeirense. O visitante pode optar por hotéis moderníssimos, pelas centenárias “Quintas da Madeira” ou pelo Turismo Rural.

A ilha compreende seis cidades, Funchal, Porto Santo, Machico, Câmara de Lobos, Santa Cruz e Santana; Funchal é a capital, situada na costa sul também é a mais populosa com cerca de 120 mil habitantes.

Assim, a cidade principal é Funchal e ali se encontram os melhores hotéis, os quartos são luxuosos e com vista para o mar e a serra. A cidade está recheada de monumentos, praças e ruas históricas; tem ainda jardins encantadores, vilas pitorescas, grutas vulcânicas impressionantes e uma charmosa orla costeira com praias naturais e vistas magníficas.

Os mais românticos podem optar pelas quintas, verdadeiros palácios rodeados de árvores centenárias e pequenos riachos entre jardins, tudo digno da mais alta nobreza européia. Por estes lugares passaram Winston Churchill, os imperadores Franz e Sissi da Áustria, entre outros nobres.

O luxo e a tradição, aliados às comodidades dos tempos
atuais, levam o visitante a um mundo de sonhos e conforto.

Para aqueles que preferem descontração, o turismo rural é a melhor opção. Geralmente a hospedagem é em pequenos hotéis, tudo bem perto da natureza e dos inúmeros parreirais que originam o renomado Vinho Madeira.

Classificada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial, “Laurissilva” é uma floresta que abriga espécies de plantas exóticas e remonta ao Período Terceiro. Está localizada próxima a cidade do Funchal e ocupa 2/3 da ilha. Reservar um tempo para explorar o lugar é fundamental.

O clima na ilha é classificado como agradável, a temperatura varia dos 22 aos 23 graus no verão, sendo que no inverno baixam até os 17 graus.

A ilha oferece também uma animada programação noturna e vários eventos agitam o local. A animação extra fica por conta do Carnaval, da Festa da Flor, do Festival do Atlântico, do Funchal Jazz, do Festival de Colombo, da Festa do Vinho da Madeira e Natal, os quais ao longo do ano atraem milhares de visitantes.

A gastronomia madeirense é uma atração à parte. O destaque fica por conta do bife de atum com molho vilhão.

Para conhecer os outros lugares do arquipélago, vai ser preciso pegar um barco e percorrer a distância de quarenta quilômetros que separa a Ilha da Madeira e a Ilha de Porto Santo, considerada um paraíso por aqueles que lá passaram.

As areias são douradas e contrastam com o azul-turqueza do mar. Além dos irresistíveis mergulhos tem campos de golfe, hipismo, jeep-safari, passeios de charrete e ainda a casa onde viveu Cristóvão Colombo.

Também conhecida como Ilha Dourada, Porto Santo ganha cada vez mais adeptos por causa das propriedades terapêuticas de suas areias, resultantes do desmantelamento de um enorme recife de coral ocorrido há mais de 30 mil anos, localizado numa das plataformas da ilha.

O clima ameno, marca registrada da Madeira e de Porto Santo, permitem a prática de atividades desportivas e de lazer ao ar livre durante praticamente o ano todo.

Para quem gosta de mar, a prática de snorkeling, mergulho, vela, windsurf, surf e pesca desportiva são algumas das opções. Imperdível também é um passeio ao longo da costa, à bordo de uma das inúmeras embarcações disponíveis, que pode ser um catamarã ou um barco à vela. O passeio é acompanhado de golfinhos, baleias e focas que vivem no mar da ilha.

Novamente, dê uma paradinha para prestar atenção à gastronomia do lugar. Os pratos típicos, além do bife de atum com molho vilhão, são o peixe espada com banana frita, milho cozido ou frito, bolo do caco com manteiga de alho e bolo de mel.

A Ilha da Madeira é sinônimo de cultura e lazer. Toda a história da ilha pode ser vista no “Madeira Story Center” e nas “Grutas de São Vicente – Pavilhão de Vulcanologia”.

Tem ainda o Centro de Ciência Viva do Porto Moniz, o
Aquário da Madeira e o Parque Temático de Santana.

Especialmente para as crianças foi criado o Madeira Magic.

Como se vê, o paraíso existe e fica a uma hora e meia do chamado Portugal Continental. Consulte o seu agente de viagens.