O franco suíço continua a se fortalecer nesta terça-feira, com a moeda renovando recorde de alta contra o euro, que cedeu para abaixo de 1,36 franco, até 1,3595 franco na mínima intraday.

O longo rali da moeda suíça acelerou-se nos últimos dias, desde a reunião de política monetária do Banco Nacional da Suíça na semana passada, quando as autoridades não comentaram sobre a apreciação do franco. O mercado entendeu que o BC voltou atrás da política que vinha adotando de intervenções para conter a apreciação da moeda local.

Nesta terça-feira, traders atribuíram a alta do franco contra a moeda europeia, ao enfraquecimento generalizado do euro, diante da retomada das preocupações com as condições na Europa.

Até que o banco central veja evidências de que o fortalecimento do franco está causando deflação, ao tornar as importações mais baratas – uma perspectiva improvável nesse momento – , espera-se que o banco central permita a valorização da moeda.

Ontem, o BC disse estar pronto para retomar as intervenções no câmbio se voltarem os riscos de deflação, segundo o presidente da instituição, Philipp Hildebrand. As informações são da Dow Jones.