Suspenso, Kaká não poderá defender o Brasil no jogo desta sexta-feira contra Portugal, no estádio Moses Mabhida, em Durban, pela última rodada da primeira fase da Copa do Mundo. Mas ele já está com a cabeça nas oitavas de final, fazendo uma preparação especial para poder estar em grande forma no confronto eliminatório que acontecerá na semana que vem.

Já classificado, o Brasil ainda não sabe quando disputará as oitavas de final. Tudo depende do resultado desta sexta. Se vencer ou até empatar com Portugal, a seleção brasileira garante o primeiro lugar do Grupo G e joga na próxima segunda. Mas se perder para os portugueses, termina na segunda colocação e vai entrar em campo apenas na terça.

Independente da data do jogo e do adversário brasileiro, que também será definido nesta sexta, Kaká já se prepara para as oitavas de final. Nesta quinta, por exemplo, enquanto os demais jogadores da seleção fizeram um trabalho leve para não desgastar muito antes de enfrentar Portugal, ele ficou até mais tarde no campo e treinou forte.

Nesta quinta, no estádio Princess Magogo, em Durban, Kaká fez o trabalho normal junto com os demais jogadores, o que incluiu o aquecimento e um rachão. Depois, quando todos foram embora, ele ficou sozinho em campo e, sob a supervisão dos preparadores Paulo Paixão e Fabio Mahseredjian, fez seguidas vezes uma exigente bateria de exercícios físicos.

Com isso, Kaká espera tirar proveito de sua expulsão na partida contra a Costa do Marfim, disputada no último domingo. Na ocasião, ele lamentou não poder enfrentar Portugal, porque perderia ritmo de jogo. Mas prometeu utilizar a folga forçada para melhorar sua preparação física, ainda fora do ideal depois das seguidas lesões que sofreu antes da Copa.

Kaká já tinha avisado que, mesmo sem jogar diante de Portugal, poderia ajudar o time com sua dedicação nos treinos, servindo como exemplo. E foi exatamente o que ele fez nesta quinta, trabalhando com intensidade. Além disso, prometeu ficar na torcida no jogo desta sexta. “Estou fora, mas estou torcendo”, avisou o principal jogador da seleção.