O exército do Líbano acionou sua artilharia antiaérea na tentativa de atingir aviões militares de Israel que invadiram o espaço aéreo do país vizinho, afirmou nesta terça-feira uma fonte nos serviços de segurança do Estado judeu. “Nossas aeronaves foram alvo da artilharia antiaérea libanesa quando sobrevoavam o sul do Líbano. Não houve danos”, limitou-se a informar a fonte. Oficialmente, o exército de Israel não se pronunciou sobre o assunto.

O Líbano denuncia quase diariamente invasões de seu espaço aéreo promovidas pela aviação de Israel. O exército do país árabe, no entanto, só aciona suas baterias antiaéreas em raras ocasiões, na maioria delas quando os aviões de Israel voam dentro do alcance de suas armas.

Os sobrevoos israelenses violam a resolução 1.701 do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da qual se encerrou uma devastadora guerra ocorrida em 2006 entre Israel e o braço armado do grupo pró-iraniano Hezbollah. Israel alega que as violações do espaço aéreo do país vizinho são “necessárias para monitorar o tráfico de armas”. As informações são da Dow Jones.