O MEC (Ministério da Educação) anunciou que 108,7 mil alunos procuraram o Fies (Financiamento Estudantil) no primeiro mês de inscrição após a abertura do sistema. Destes, 11.472 assinaram o contrato, de acordo com o órgão.
Além dos estudantes que já conseguiram o financiamento, 11,1 mil estão com processos sob análise da Caixa Econômica Federal, 17,7 mil estão em avaliação pelas comissões de supervisão e acompanhamento das instituições e outros 63,5 mil estão na etapa de preenchimento de dados.
No novo sistema, que entrou no ar no dia 3 de maio, o aluno pode pedir o financiamento a qualquer tempo. A taxa de juros cobrada é de 3,4% e o aluno só pode pedir o crédito em instituições com conceitos três, quatro ou cinco.
O prazo de quitação é de três vezes a duração do curso e a carência, por sua vez, é de 18 meses após a formatura. As parcelas a serem pagas serão fixas.
Estudantes formados em cursos de licenciatura, que atuarem como professores da rede pública de educação básica, e de medicina, que atuarem como médicos do programa Saúde da Família, podem abater 1% da dívida para cada mês trabalhado.