O nadador paraolímpico da equipe Adef/Semelju/Unifadra/Estilo Livre, Alexandre da Silva Fernandes participou neste final de semana, da 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Natação em Fortaleza (CE) e seletiva única para o Campeonato Mundial de Natação que acontece em agosto na Holanda.

Alexandre participou pela categoria S 8 e mesmo nadando com atletas com menores dificuldades funcionais, uma vez que ele ainda se encontra como “review”, sem laudo definitivo e ainda observação pelo IPC, deu muito trabalho para os componentes desta categoria.

Conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze, melhorando suas marcas no 100m e 400m nado livre, inclusive a marca do 100m se estivesse nadando na categoria S 7, seria o novo recorde brasileiro da categoria.

O nadador faturou a prata nos 50m nado livre e nos 400m nado livre, ficando com o bronze nos 100m nado livre e nos 100m nado borboleta, sendo que esta última prova, foi a primeira vez em que nada esta distancia.

Como esta em observação pelo IPC, o nadador teria que conseguir os índices mundiais nesta categoria, o que não foi possível, uma vez que são muito fortes para sua condição e o período de treinamento muito curto para se alcançar. Vale lembrar uma vez mais, que o nadador já os possuía na categoria em que se encontrava, a S 7.

Se o parecer final do IPC chegar antes do dia 1º de julho, restará ainda uma chance para o nadador, pois esta será a data da convocação da seleção brasileira que ira ao mundial.

Em relação ao Circuito, o nadador está classificado para a 2ª Etapa Nacional, que será em São Paulo (SP) no final do mês de agosto.

O foco do treinamento agora está voltado para os Jogos Regionais que serão realizados em Assis, em julho, onde o atleta pretende trazer medalhas de ouro para Dracena, segundo informou o técnico Júlio César Monteiro.