Termina nesta sexta-feira (25) o prazo para municípios e escolas particulares preencherem o termo de adesão ao Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) deste ano. O termo está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação.
Assim como no ano passado, o governo do Estado vai custear as despesas referentes à aplicação da avaliação para os alunos de escolas municipais cujas prefeituras assinarem o convênio com a secretaria. No caso das escolas particulares, o custo deverá ser arcado pelas instituições. No site é possível encontrar a relação dos documentos que devem ser enviados para o convênio.
No ano passado, o Saresp teve a adesão de 1,5 milhão de alunos em cada um dos três dias de prova. Além da rede estadual, participaram da avaliação estudantes de escolas particulares e municipais.
A avaliação é voltada a estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, com objetivo de aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática previstas para o término de cada série ou ano.
O Saresp também é o componente mais relevante do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).