Lembram-se daquela música “deu pra ti, baixo astral; vai pra Porto Alegre e tchau!”, cantada pela dupla Kleiton & Kledir?, Então deixando os músicos para outra oportunidade, o fato é que é preciso dar uma pausa na rotina e aproveitar as vantagens que as companhias de viagens estão oferecendo, dar uma parada em Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul, e seguir um pouco mais e desembarcar na cidade de Gramado, considerada o terceiro destino turístico mais procurado no Brasil.

Gramado é bonito o ano inteiro. Aquela região carrega a marca da colonização alemã e italiana, tanto na aparência do seu povo, como na arquitetura e na gastronomia.

Localizada na serra gaúcha, mais precisamente na chamada Região das Hortênsias oferece um espetáculo único na época em que as hortênsias florescem. É de tirar o fôlego, só vendo mesmo para maravilhar-se diante do quadro azul que se destaca entre os prédios e casas.

Também chamada de “sala de estar do Estado do Rio Grande do Sul”, dada a suas belezas naturais, a cidade está preparada para receber cerca de 300 mil turistas por mês, durante os meses de julho e agosto. É o inverno que atrai a atenção das pessoas acostumadas ao clima tropical e que gostam de sentir-se um pouquinho mais perto da Europa, algo fácil quando se está na serra gaúcha.

Hospedagem não é problema. Pode-se dizer que todos os hotéis oferecem vistas maravilhosas, apartamentos confortáveis e excelente comida.

Gramado conta com 146 hotéis e pousadas, que somam 11 mil leitos. Conforme dados da Secretaria de Turismo, a Região das Hortênsias também se beneficia com os atrativos de Gramado, pois recebem muitos turistas que apreciam Gramado e cidades vizinhas. A alta gastronomia, o chocolate quente, os pratos típicos da cultura gramadense e os saborosos fondues agradam o paladar dos turistas, que quando vem à cidade, já planejam uma próxima visita.

Pensando em diversão para seus visitantes está acontecendo na Rua Coberta o “Acorde Musical” que vai até o dia 11 de julho. O projeto mistura música – através da apresentação de grupos da melhor qualidade – com muita informação e no dia 07 de julho, uma grande concentração de pessoas comemoram o Dia da Hortênsia numa caminhada ecológica.

Tudo regado à boa musica, chimarrão e chocolate quente. Aliás, o chocolate é uma atração à parte. Tem até museu do chocolate em Gramado. E já que pulamos para o assunto museu, tem também o Museu do Perfume.

Um evento que atrai a atenção de todo o Brasil para a cidade, sem dúvida, é o Festival do Cinema Brasileiro de Gramado. Tudo começou com exibições de filmes durante a Festa das Hortênsias, no período entre 1969 e 1971. A iniciativa contagiou e acabou virando um evento oficial tendo o “Kikito” como seu cobiçado troféu. Vale a pena conhecer um pouco a história do “Kikito”; o troféu foi idealizado pela artesã Elizabeth Rosenfeld, tem 33 centímetros de comprimento e simboliza o “deus risonho”.

Até o ano de 1989 era entalhado em madeira imbuia pelo
artesão gramadense Xixo; atualmente ele é confeccionado em bronze. Neste ano o famoso Festival de Cinema acontece de 06 a 14 de agosto reunindo grandes atores e profissionais ligados ao cinema brasileiro.

O evento é realizado no Palácio dos Festivais que fica na Avenida Borges de Medeiros. O local pode ser visitado e está aberto todos os dias durante o mês de julho.

Praticamente, em Gramado tudo ocorre em torno da Avenida Borges de Medeiros que corta a cidade. Estando ali, o turista não pode deixar de ir a Rua Coberta, isso mesmo, uma via que possui uma cobertura transparente que protege do frio e da chuva os transeuntes. Ali se faz compras, delicia-se com a gastronomia local e ainda curte apresentações artísticas.

Aliás o item “compras” merece um destaque à parte. Belíssimas roupas de inverno em couro e lã, objetos de decoração, artes e relógios, principalmente os cucos; são várias as lojas que oferecem estas mercadorias. E tem ainda o artesanato local nas feiras que acontecem no Lago Negro. Assunto para a próxima edição.