Durante a madrugada de ontem, a temperatura caiu gradativamente em todos os setores da cidade. O termômetro registrou 11ºC a partir da meia-noite nas partes mais baixas enquanto que na área central da cidade, a temperatura chegou aos 13ºC. Essa queda foi registrada pela base meteorológica da Unesp e o termômetro da Cati – regional de Dracena. A queda na temperatura foi de quase 60% em relação às ocorridas normalmente.

O registro dos 11ºC foi a menor temperatura do ano em Dracena, até então a mais baixa tinha sido de 15ºC no mês de maio.

A base da Unesp registrou que a temperatura começou a diminuir por volta das 18 horas, quando estava em 17ºC, depois caiu para 16ºC, 15ºC, 14ºC, 13ºC, e da meia-noite até as 7 horas de ontem ficou em 11ºC.

Ontem por volta das 8 horas, a temperatura subiu para 12ºC e a partir das 10 horas até o período da tarde voltou a subir para os 16ºC.

De acordo com Paulo Figueiredo, da Unesp, quando há muito sol e poucas nuvens a tendência é esfriar mais já que se perde o calor mais rapidamente.
Luiz Alberto Pelozo, diretor da Cati – regional disse que no final de maio e começo de junho normalmente a temperatura é baixa. Ele explicou que em alguns dias de maio a temperatura oscilou entre 13ºC e 14ºC graus e entre 21ºC a 33ºC.

De acordo com Pelozo o período de queda de temperatura é bom para as hortaliças e para o feijão que se desenvolvem bem com o frio, mas no caso das pastagens é recomendado aos pecuaristas que façam o suplemento da alimentação do rebanho. O diretor da Cati lembra ainda que para o plantio de hortaliças e do feijão com o tempo frio e a ausência da chuva é necessário que se providencie a irrigação.