Estão abertas as inscrições para ingressar na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Localizada em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira da Argentina, do Brasil e Paraguai, a universidade oferece 150 vagas para alunos brasileiros e outras 150 para alunos do Paraguai, Uruguai e da Argentina.
De acordo com a coordenação do concurso, neste primeiro ano, serão oferecidos seis cursos de graduação, cada um com 25 vagas, para alunos brasileiros, Os cursos são Ciências Biológicas: Ecologia e Biodiversidade (no período da manhã); Relações Internacionais e Integração (tarde); Economia, Integração e Desenvolvimento (noite); Sociedade, Estado e Política na América Latina (tarde); Engenharia Ambiental de Energias Renováveis (manhã); e Engenharia Civil de Infraestrutura (manhã). As aulas começam em agosto.
O reitor pro tempore da Unila, Hélgio Trindade, disse que haverá uma ponderação em favor dos candidatos egressos de escolas públicas brasileiras. As notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2009, servirão como base
A seleção dos alunos estrangeiros será feita conforme critérios estabelecidos pelos ministérios ligados à educação de cada país, a partir da avaliação do histórico escolar dos candidatos.
A coordenação do concurso informou que o edital completo sobre a seleção já está disponível no site da Unila. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site www.unila.edu.br até o dia 16 de julho.
O Campus da Unila está localizado no Parque Tecnológico Itaipu. É a terceira universidade pública no Paraná mantida pela União. A mais antiga é a Universidade Federal da Paraná (UFPR), criada em 1912.