Foram retomadas na manhã desta segunda-feira (26/07), as aulas na rede municipal de ensino após o período de férias escolar. Conforme a diretora do Departamento de Organização e Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Sônia Maria Pelegrini, quase 16 mil alunos matriculados na educação infantil (maternal e pré-escola) e no ensino fundamental (1ª a 4ª série), retornam às salas de aula nas 56 escolas de Presidente Prudente. No primeiro semestre, frisa ela, os 100 dias letivos dos 200 determinados pelo Ministério da Educação (MEC) no calendário oficial, já foram cumpridos pelas unidades de ensino. “Agora temos mais 100 dias letivos para cumprirmos até aproximadamente 20 de dezembro”, antecipa.

Pelegrini ressalta que apesar das férias, as 14 escolas onde funcionam anexadas a elas as creches municipais funcionaram em esquema de plantão de 14 a 23 de julho, período do recesso escolar. “Tivemos uma reunião em junho e algumas mães optaram em deixar seus filhos nas creches até mesmo por estarem trabalhando no período. Por conta disso, todas mantiveram funcionamento em julho, diferentemente do que ocorreu nas férias de janeiro quando apenas algumas funcionaram para atender a demanda”, lembra.

Este ano, assim como em 2009, a Seduc quer ultrapassar as metas impostas pelo MEC. Por isso, ao contrário de muitos municípios, continua mantendo as cinco horas aula por dia para alcançar e igualar as 1.000 horas cumpridas no ano passado. Com isso, serão oportunizadas 200 horas a mais que o previsto no calendário oficial do ano letivo. “Não temos nenhuma pendência no cumprimento das horas no primeiro semestre. Na Copa do Mundo trabalhamos nos dias dos jogos do Brasil, suspendo as aulas apenas no período em que o jogo era realizado. Além disso, também já conseguimos repor as aulas não dadas nos feriados que caíram durante a semana”, encerra Pelegrini.

Vale lembrar que em Prudente, a rede municipal de ensino também atende o pessoal da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que também retornam às aulas hoje. Já os alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) mantiveram as atividades normalmente no mês de julho uma vez que não têm férias no mês de julho.