A arte educadora da Bahia, Lu Chamusca, foi a última conferencista a participar do I Fórum Municipal de Educação de Dracena, encerrado na tarde de ontem, na Apeoesp. Ela trabalhou o tema “Desperta educador tua criança neste canto e nesta dança”, envolvendo os professores em várias dinâmicas com música, canto e dança.
Lu Chamusca iniciou a palestra falando sobre entusiasmo. “Existe uma palavra mágica que se chama entusiasmo, que significa ter Deus dentro de si; somente quem é entusiasmado faz tudo acontecer”, comentou.
Depois de apresentar os diferentes tipos de professor – desde aquele que sabe de tudo, o que é do contra, o que só sabe fazer as coisas do mesmo jeito, aquele que está sempre cansado, entre outros – a arte educadora fez todos os professores se levantarem e se entusiasmarem como as crianças, em uma dinâmica de integração.
“Como é possível formar crianças mais alegres se os adultos não passam isso a elas? A arte educação e o lúdico são essenciais para a formação do ser humano e de crianças mais criativas, acima de tudo, mais felizes”, destacou a conferencista.
Lu Chamusca, além de arte educadora, é escritora, compositora e intérprete, produtora de arte para criança, autora e diretora do Projeto Brincando de Cantar na Escola, facilita vivências e oficinas a mais de 20 anos em congressos nacionais e internacionais em todo Brasil.
No período da manhã, ontem, a programação do I Fórum Municipal de Educação de Dracena ainda contou com a palestra “Educador: a mais bela e desafiante de todas as vocações”, com o prof. dr. Camilo de Lelis, da PUC de Minas Gerais; e também do prof. dr. Gilberto Emílio Nogueira (psiquiatra e professor da UNIP de Araçatuba) que abordou os “Estudos na psiquiatria infantil com repercussão na aprendizagem”.
FÉRIAS – Os alunos da rede municipal de ensino de Dracena retornam às aulas hoje. Eles estavam em férias desde o último dia 12. São cerca de três mil alunos matriculados nas Emefis e outras 900 crianças nas Emeis (creches). Nas escolas estaduais, o recesso começou no último dia 21 e os alunos devem voltar na próxima segunda-feira (2). A partir de hoje até sexta-feira, as escolas discutirão os resultados do Saresp-2009 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), planos de ensino e outras metas particulares a cada escola.