Nesta quinta-feira (29), em Presidente Prudente, ocorreu o 1º Fórum Capital Humano – ‘Sou Capaz’. Segundo o diretor da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Eduardo Chesine, o objetivo do evento foi o de promover uma discussão sobre a inclusão social e a aplicação da Lei de Cotas para pessoas portadoras de deficiência física.

Segundo ele, através do Senai a Fiesp oferece cursos para proporcionar a qualificação dos deficientes. Ele explica que o projeto Sou Capaz é uma segunda fase do programa Capital Humano, que já existe em Prudente. “O encontro deve apresentar as propostas de capacitação do Senai para os portadores de deficiência”, explica.

O evento organizado pela Fiesp, Ciesp, Sesi e Senai contou com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) de Presidente Prudente.

Conforme Chesine, a Escola Senai ‘Ítalo Bologna’ de Itu-SP, já oferece cursos de qualificação direcionados as pessoas com necessidades especiais, que devem ser desenvolvidos em Prudente como: Leitura e escrita no sistema Braille; Libras – Língua Brasileira de Sinais; Educação Inclusiva; Inclusão de Pessoas com deficiência na empresa; Entalhe em Madeira; Costura Industrial; Telemarketing; Modelagem e torneamento cerâmico; Serigrafia, entre outros.

De acordo com promotor da Infância e Juventude e da Pessoa com Deficiência Luiz Antonio Miguel Ferreira, através do enfoque sobre a Lei de Cotas, a intenção é saber se ela é respeitada pelos empresários, e o que precisa de fato ser feito para o cumprimento da lei, como o incentivo a qualificação. Segundo ele, atualmente existem no cerca de 11 mil pessoas portadoras de deficiência aguardando uma oportunidade de trabalho, deste total 50% possuem o Ensino Médio completo.

Na ocasião, foram apresentados quatro painéis de discussão. O primeiro painel trouxe o tema sobre Lei de Cotas – Elaboração, Vigência e Eficiência, apresentado pelo promotor Luiz Antonio Miguel Ferreira e pela gerente regional do trabalho e emprego Simone Martins Salati Sudki. O 2ª painel apresentou o tema Qualificação para a Pessoa com Deficiência, com o diretor do Senai de Itu Helvécio Siqueira.

O 3ª painel teve como tema: Adequação Comportamental e Estrutural para Inclusão das Pessoas com Deficiência. Por fim o 4ª painel trouxe o Panorama da Inclusão no ponto de vista das Pessoas com Deficiência, foram convidados para debater sobre o assunto o vereador Douglas Kato, o empresário César de Almeida Santos e a fotógrafa Marici Mesquita Bonassa Carvalho.

Na ocasião esteve presente o secretário municipal Carlos Dias, que representou o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) e o vereador Douglas Kato (PV) representando a Câmara Municipal, o diretor adjunto do Departamento de Ação Regional Depar/Fiesp Demétrio Zacharias, entre outras autoridades convidadas.