A Secretaria Municipal de Educação convidou para o Fórum, o professor doutor Daniel Munduruku que fez palestra na tarde de ontem, na Apeoesp. Ele é índio do povo Munduruku e viveu até os 15 anos no meio da floresta, quando escolheu ir para a cidade estudar em Belém do Pará.
Formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, Daniel também é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e reside na cidade de Lorena (SP).
Ele contou que há algum tempo está afastado das salas de aula, devido à demanda por palestras todo o ano, e tem atuado mais na formação dos professores, também dos professores indígenas. Em suas palestras, o professor explica que traz a experiência e sabedoria indígena para a cidade, oferecendo uma leitura da educação passada às crianças na ótica indígena.
“A proposta é questionar a forma como a educação ocorre nas cidades, que divide as crianças ao invés de uni-las e que cria muitos especialistas. Os indígenas têm uma preocupação muito maior com a humanidade das pessoas do que com os títulos que possam ter. O mais importante para mim é ser indígena, o título de doutor é consequência de outro trabalho”, destaca.
Pela primeira vez no interior do estado de São Paulo, Daniel Munduruku falou da satisfação pelo convite da Secretaria da Educação e ressaltou a coragem da Secretária em trazer para o Fórum um índio. “Até hoje as pessoas falaram em nome dos índios, porque achavam que índio não sabe nada, é um coitado, um selvagem. E agora vemos pessoas que desejam nos ouvir”, disse.
Na palestra “Educar para transformações: caminhos possíveis”, o professor levou os educadores a questionarem sobre os saberes que a escola transmite às crianças e a refletirem sobre como os educadores pensam sobre a história indígena. “Além disso, busco desfolclorizar o índio, trazer uma mensagem de esperança e incentivar os educadores para que não se acomodem, sejam criativos, mais humanos”.
Daniel Munduruku ainda é autor de vários livros para crianças e jovens, muitos deles já premiados no Brasil e no exterior.