Amanhã não haverá aulas em todas as escolas da rede estadual de ensino, porque os funcionários e professores estarão discutindo os resultados do Saresp 2009 e as metas para o próximo ano.
O Dia do Saresp na Escola busca a reflexão dos dados gerais e os resultados particulares de cada escola, no sentido de compreendê-los no seu contexto e transformá-los em propostas de intervenção que promovam a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996, pela Secretaria da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
A avaliação ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro para as turmas da 6ª e 8ª séries e 3º ano do ensino médio das escolas estaduais. O Saresp é o componente mais relevante do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), utilizado apenas na rede estadual. O Idesp é calculado por meio de uma fórmula que combina os resultados do Saresp com os dados do fluxo escolar: taxas de aprovação, repetência e evasão escolares, variando numa escala de zero a dez.
A cada ano a Secretaria da Educação fixa uma meta de evolução do Idesp para cada segmento do ensino dentro de cada escola. As equipes (tanto professores como profissionais de apoio) das escolas que superarem as metas ganham um bônus de até 2,9 salários por ano a mais.
Dessa forma, cada profissional da rede estadual que atue nessas escolas poderá ganhar praticamente 16 salários anuais.