A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) investiga um homem que teria cometido crimes de constrangimento e de chantagem contra um grupo de nove estudantes.

As vítimas, com idade entre 19 e 22 anos, disseram à polícia que o autor tirou fotos de uma delas nua – aquela com a qual teve um relacionamento pessoal após se conhecerem na sala de bate-papo – e divulgaria as fotos para outras meninas amigas dela pelo MSN.

O tal internauta teve acesso à rotina das outras oito mulheres e estaria fazendo chantagem com as amigas da ex-namorada, ameaçando divulgar a foto dela nua na internet.

As vítimas amigas da ex-namorada do acusado dos crimes procuraram a polícia temendo que algum ato possa ser praticado contra elas. Segundo a delegada Maria Ângela Tófano Rodrigues, a polícia investiga o caso com o objetivo de confirmar a autoria dos delitos. Ela espera que a situação, tornando-se pública, sirva de alerta para que os usuários de internet, sala de bate-papo, MSN, Orkut e até mesmo aquelas que se permitem gravações de momentos íntimos por meio de telefone celular, tomem os devidos cuidados. “No caso em questão, a moça se quer conhecia o indivíduo (antes de namorá-lo) e como pode confiar em alguém que não tem um contato mais próximo e que não conheça a origem da pessoa e depois se expor em poses eróticas e pornográficas permitindo o recebimento das imagens que são arquivadas no computador.

O objetivo do criminoso é sempre o de chantagear ou desmoralizar a vítima publicamente usando os arquivos. É necessário que as pessoas tomem o cuidado de preservar a sua intimidade, a moral, integridade física e evitem que golpistas pela internet venham a seduzir e aliciar para depois chantagear ou acabar com a moral delas”.

De acordo com a delegada, o alerta da Polícia Civil também é direcionado aos pais, no sentido de orientarem melhor os filhos.