Todas as escolas da rede estadual de ensino realizaram ontem o Dia do Saresp, reunindo as equipes para discutir a avaliação dos alunos no Saresp 2009 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Também seriam definidas as ações para a melhoria da qualidade do ensino e as metas para a prova deste ano, que será nos dias 17 e 18 de novembro.
Além dos estudantes da rede estadual, participarão do Saresp 2010, 87 escolas particulares que arcarão com os custos da avaliação, e alunos de escolas municipais de 538 cidades, que pelo segundo ano consecutivo terão acesso gratuito ao exame, segundo informações da Secretaria Estadual de Educação. No ano passado, 582.778 crianças e jovens de 3.226 escolas em 532 municípios fizeram a prova, custeada pelo Governo do Estado de São Paulo, com investimento de R$ 7,1 milhões.
A partir dos resultados do Saresp, a Secretaria da Educação calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) de todos os níveis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte.
Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus próprios critérios.
PROVA – A avaliação nos dias 17 e 18 de novembro é voltada a estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos (2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries) do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio da rede estadual, além de alunos de escolas municipais e particulares que aderiram ao Saresp. O objetivo é aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática, previstas para o término de cada ano/série. Também serão aplicadas avaliações de ciências para alunos dos 7º e 9º anos do ensino fundamental e ciências da natureza (física, química e biologia) para os alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual.