A equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação de Dracena, que atende nas escolas municipais, composta por psicopedagogas, psicólogas, assistentes sociais e fonoaudiólogas participaram de 6 a 8 deste mês, do congresso “Aprender Criança 2010”, em Ribeirão Preto, acompanhadas pela orientadora educacional, Geni Pereira Formágio e assessoras pedagógicas, Vanessa Redígolo Castilho e Sandra Mazali.
O evento teve como tema Saúde Mental e Desempenho Escolar e durante as palestras foram divulgados resultados da pesquisa do Projeto Atenção Brasil, que teve a colaboração da psicopedagoga dracenense Neuza Aparecida Batista Canalles. Neuza foi selecionada no ano passado para participar do projeto como pesquisadora, junto a outros especialistas de vários estados. Desenvolveu sua pesquisa de campo nas Escolas Municipais “Guilherme Tammerik” e “Moacir Simardi”, com pais, alunos e professores.
Após todo processo de pesquisa dos envolvidos no projeto, foi elaborada uma cartilha idealizada por pesquisadores do Instituto Glia, da USP, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, da Universidade La Sapienza (Roma), do Albert Einstein College of Medicine (Estados Unidos). “O Projeto Atenção Brasil (PAB) tem como objetivo principal revelar um retrato da saúde mental das crianças e adolescentes brasileiros, de forma a identificar fatores de risco e proteção que viabilizem medidas de prevenção e intervenção”, explica a psicopedagoga Neuza.
De acordo com a cartilha, alguns dos fatores de risco para a saúde mental infantil estão relacionados a fatores como: se a criança é incapaz de adiar recompensas, risco 3,2 maior; baixo desempenho escolar (5,4 vezes maior); uso pela mãe, durante a gestação: tabaco risco 1,8 maior e álcool de 2,4 vezes maior. A cartilha é de domínio público e pode ser baixada gratuitamente através do site www.aprendercrianca.com.br.
Para a secretária de Educação, Irmes Roque Mattara a participação da equipe em capacitações se faz necessária, já que as especialistas se empenham na contribuição de conceitos que podem ajudar no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.