A consequência do chamado tempo seco para a saúde vai desde a ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, por exemplo, até o agravamento de doenças respiratórias.
Conforme informações obtidas junto à enfermeira Adriana de Castro Martins Moreira, do Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara, da última semana para esta, o número de consultas, especialmente na área da pediatria aumentou consideravelmente.

A Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes. Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial nos cuidados com esses dois grupos de pessoas, como a ingestão de bastante água e sucos naturais.

Também é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores. Recomenda-se, ainda, o uso de soro fisiológico para manter a lubrificação dos olhos.

Evite banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e use sempre que possível um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas. (Com informações da Secretaria de Estado da Saúde).