Ontem de manhã, diversas autoridades estiveram no auditório da Delegacia Seccional prestigiando o primeiro dia do Curso de Capacitação de Recursos Humanos para a Formação de Agentes Multiplicadores de Prevenção ao Uso de Drogas. Compuseram a mesa de trabalho o delegado seccional João Paulino da Silva; Margarete de Cássia Lopes (OAB-Dracena); palestrante Alexandre Prado Avilez; vereador Rodrigo Castilho; delegado Marcelo Quevedo Minari (representando a direção do Deinter-8); Daniela Rodrigues Valentim Angeloti (procuradora do Estado); juízes de direito Fabiano da Silva Moreno (3ª Vara Judicial) e Fábio José Vasconcelos (1ª Vara Judicial); Darci Rejani (1ª dama); Irmes Matara (Secretaria de Educação); Divanir Ledo dos Santos (representante do prefeito Célio Rejani). Falaram da importância e dos objetivos do curso, o delegado seccional João Paulino; a advogada Margarete, presidente da subsecção da OAB e o vereador Rodrigo Castilho.
O curso é ministrado pelo Departamento Sobre Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo.
A advogada Margarete disse que o curso faz parte dos trabalhos de prevenção e capacitação de pessoas de diversos setores da cidade, tais como do Judiciário, psicopedagogos, terapeutas, entre outros. Ela explicou que é o curso de elite do Departamento de Narcóticos (Denarc) de São Paulo que traz uma equipe completa durante esta semana, visa capacitar os dracenense que lidam com as questões das drogas e enalteceu a conquista do evento para a cidade. “Para Dracena e para todos é uma grande conquista, é um curso de formação, não conseguimos combater o que não conhecemos”, disse a advogada.
Alexandre Prado Avilez é policial da Divisão de Prevenção e Educação do Denarc, bacharel em Direito, graduado em educação física e práticas desportivas, geografia, estudos sociais, filosofia, participante de vários cursos e congressos de seminários e simpósios relativos à prevenção as drogas e dependência química. Ainda é palestrante desde 1992, especialista em prevenção ao uso nocivo de drogas para jovens e adolescentes e autor do projeto alicerce de apoio a resistência as drogas nas escolas baseado na psicologia humanista e educação emocional.
Avilez fez a primeira palestra sobre o tema Métodos de Abordagens Preventivas para Jovens e Adolescentes. Ele disse que o trabalho do Denarc visa à formação de pessoas para ter uma vida saudável em todo o Estado. Ele ressaltou que espera que o público participante continue tendo uma vida saudável a partir das informações que ele passou e ainda transmita o que ouviu e viu a outras pessoas, principalmente aos jovens e adolescentes.
Alexandre mostrou aos cerca de 150 inscritos no curso, os métodos corretos de como trabalhar com os jovens e adolescentes para evitar os problemas. “A fórmula mais fácil de trabalhar na prevenção com os jovens é ser claro e objetivo e falando a verdade para que eles continuem saudáveis. O Denarc tem a missão de prevenção e não só de prender ou reprimir, mas sim de levar a educação, a fim de que a sociedade tenha uma vida melhor”, ressaltou Alexandre Prado Avilez.
Hoje no segundo dia do curso a partir das 8h30, haverá a palestra de Laércio Rezende que vai falar sobre a lei n.º 11.343 – pune os crimes envolvendo entorpecente.