Nove mostras espalhadas por diversos pontos da cidade, desde museus, universidades, parques e calçadões, estão abertas ao público na capital paranaense, de hoje (14) até 31 de outubro, com diferentes manifestações de design nacional. Segundo Letícia Castro Gaziri, diretora de projetos do Centro de Design Paraná, com o tema Design, Inovação e Sustentabilidade, a ideia do evento é democratizar o design, com ênfase para produtos do cotidiano, mostrando que o design e a sustentabilidade são para todos. “Serão 48 dias para desmistificar essa temática em mostras, seminários, fóruns, workshops, ações educativas, interativas e culturais”, disse.

A expectativa da organização é receber 250 mil visitantes. “Ao abrir esta discussão pretendemos trazer à tona o papel de cada um na sustentabilidade e no consumo consciente”, afirmou Letícia Castro. Ao todo, 38 palestrantes de diversos países participam do evento.

A história do planejamento da cidade de Curitiba também está sendo contada na exposição Design Urbano. O curador, ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, disse que pretende mostrar que a contribuição do design ultrapassa o universo dos bens de consumo e pode alcançar a esfera pública.